A EHTTA é uma organização que representa as cidades termais históricas da Europa.
Desde 2010, é certificado pelo Conselho da Europa para gerir a Rota Europeia das Cidades Termais Históricas, como parte do programa Rotas Culturais.
A Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (EHTTA) é uma organização que representa as cidades termais históricas da Europa.
Desde 2010, é certificado pelo Conselho da Europa para gerir a Rota Europeia das Cidades Termais Históricas, como parte do programa Rotas Culturais.
O EHTTA foi fundado em 2009 em Bruxelas (Bélgica) por seis membros fundadores – Acqui Terme (Itália), Bath (Reino Unido), Ourense (Espanha), Salsomaggiore Terme (Itália), Spa (Bélgica) e Vichy (França). Muitas dessas cidades envolvidas estiveram envolvidas no projeto de cooperação de três anos “Thermae Europae” (Programa Cultura 2000), com o objetivo de valorizar e preservar o património cultural térmico na Europa, e desejavam continuar trabalhando juntos, estabelecendo um rede permanente.Como resultado, a EHTTA foi estabelecida como uma associação sem fins lucrativos, com base na necessidade de incentivar a proteção e o aprimoramento do património térmico, artístico e cultural em toda a Europa. Em 2010, foi certificada pelo Conselho da Europa como uma rota cultural europeia, uma das mais de 30 em toda a Europa.
Presidência EHTTA
Por ocasião da assembleia geral de outono realizada em Spa, em 11 de outubro de 2019, o novo presidente e vice-presidentes foram inaugurados.O Sr. José Manuel Baltar Blanco , governador da província de Ourense (Espanha) foi eleito para liderar a Associação Europeia de Cidades Termais Históricas pelos próximos dois anos. Ele é acompanhado por três novos vice-presidentes: Eric Brut, diretor da Rota da Cidade do Eau do Maciço Central (França), Lorenzo Lucchini, prefeito da cidade de Acqui Terme (Itália) e Hugo M. Oliveira , Vereador da cidade de Caldas da Rainha (Portugal).