Comunicado – Comissão Politica de Secção do PSD das Caldas da Rainha

A Comissão Política de Secção do PSD das Caldas da Rainha, reunida a 19 de Abril de 2020, torna publicas as seguintes posições:

1. A pandemia CONVID-19, que ao longo dos últimos meses tem assolado todo o mundo tem merecido particular atenção desta comissão política com vista a reunião de contributos para a formação de políticas de intervenção municipal no âmbito da resposta a esta pandemia, nesse sentido entendemos elogiar o esforço empreendido pelo executivo da Camara Municipal das Caldas da Rainha, na perspetiva das ações tomadas no âmbito das suas competências de Proteção Civil, as atempadas ações de limpeza e desinfeção de espaços públicos, a aquisição e distribuição de material de proteção diverso junto de diversos organismos, a preparação de unidades de internamento provisório, ou as diversas medidas de solidariedade social, deverão ser enumeradas sobretudo por se entender que demostram o esforço de ação que deverá ser mantido e se possível reforçado ao longo das próximas semanas.

Exemplo de pro-acção concreta é também a recente reabertura da Praça da Fruta na expoeste como forma de garantir a sustentabilidade de um dos ex-librys do concelho.

2. Reconhece também a Comissão Política preocupações significativas com o impacto que esta doença refletirá na economia local, na verdade a única solução que contribui para minimizar o espalhar desta doença é o afastamento social, o que naturalmente afeta a economia e em particular, o comércio, uma das principais atividades económicas do concelho.

É neste sentido que se observa com inquietação. O governo anunciou um conjunto de medidas de apoio à tecido empresarial, que poderão contribuir para alguma estabilização na transição desta fase que se teme ser demorada. No entanto , são claramente insuficientes esses apoios.

Importa salvar a organização empresarial do concelho, o objetivo deverá ser o de nos prepararmos para uma recuperação rápida, saudável e organizada que salvaguarde o emprego e a capacidade competitiva do tecido económico das Caldas da Rainha.

3. Tendo o nosso concelho uma base económica assente no comércio e serviços, esperamos que sejam aprovadas medidas publicas nacionais excepcionais para este sector,  que permitam o pequeno comércio  sobreviver.

4.  O momento económico refletir-se-á naturalmente no equilíbrio socioeconómico do concelho, esta é uma forte preocupação da Comissão Política que se reflete nas políticas preconizadas na Camara Municipal, nomeadamente o reforço do orçamento do pelouro de ação social e medidas redução de valores cobrados em bens essenciais como a água, em que a posição da Camara Municipal é o de apoiar justamente as famílias que poderão apresentar maiores dificuldades demostra justamente esta preocupação, sobretudo por ter assumido uma posição seletiva de discriminação positiva, permitindo assim apoiar mais que mais precisa, uma medida claramente acertada pela forte adesão verificada, nos primeiros dias mais de 1500 famílias solicitaram acesso a esta medida.

5. Encontrando-se em curso o mais relevante investimento em obras publicas no concelho de que há memória, importa reforçar o compromisso de cumprir o plano de investimento previsto, concluindo as obras em curso e as obras planeadas e reforçando a capacidade investimento na economia.

6. Por fim deixamos um apelo aos cidadãos, o momento desafiante que vivemos exigir-nos-á uma resiliência acima do comum, mas à qual estamos já acostumados, cá estaremos, todos, para reagir a qualquer adversidade. Até lá zelemos todos pela nossa segurança.

A COMISSÃO POLÍTICA DE SECÇÃO DO PSD DAS CALDAS DA RAINHA

Hugo Oliveira